Aqui, reúno meus pensamentos e sentimentos de forma literal como as poesias ou de forma abstrata, como as colagens que fizeram parte de minha vida durante um bom tempo. Todas as poesias que coloco aqui, vem direto pra cá, é como se fosse o meu bloco de escrever, não faço rascunhos. Não ponho nome nas poesias, pois elas falam sempre de vários assuntos e acho que é um diferencial também. Espero que gostem. Boa viagem Mauricio Prior
Agora voce pode dar a sua opiniao sobre o blogg em apenas um click !!
Nao deixe de dar o seu voto sobre a conteudo do blogg no rodape dessa pagina. Sua opiniao eh muito importante !! Obrigado e voltem sempre !!
domingo, 22 de janeiro de 2012
A arte no século XXI ( visão de um aluno de ED. Artística )
No período paleolítico surgiram os 1ºs registros de arte, eram as pinturas nas cavernas, dentre elas tinham animais, homens caçando e outros desenhos que eram usados apenas para comunicar e não para entreter, comunicação essa de sobrevivência, onde diziam uns para os outros que naquele lugar já havia passado um povo e que esse povo tinha conseguido sobreviver ali, através da caça do clima e talvez da vegetação
É necessário lembrar que quando um homem da caverna desenhava um búfalo, fogueiras e vegetações, ele não sabia que estava fazendo arte, pois a arte ainda nem existia, mas como foram os primeiros registros de desenhos e pinturas, contamos com essa parte como o início, afinal de contas, tudo tem que começar de algum ponto, elegemos esse como o ponto de partida.
Com o passar do tempo, no período neolítico, essa pratica se tornou comum em vários lugares do mundo, até que se tornaram mais idealistas, estilizadas, aí sim, essas pinturas na caverna começam não só a comunicar, mas também de um certo modo mostrar que o homem conseguia ter um estilo próprio nas pinturas.
Hoje no século XXI, sabemos que a história da arte é muito rica e de muitos períodos, séculos e mais séculos de arte fizeram dessa prática, muitas vezes lúdica e muitas vezes objetiva, uma das mais apaixonantes matérias, pelo menos pra mim. ( Gracias Conchita )
Milhões de quadros foram pintados, milhares de gravuras, muitas e muitas esculturas e assim, alguns artistas conheceram o sucesso, outros foram radicais e ficaram no meio termo entre sucesso e insucesso e outros morreram como loucos e solitários, mas se não fossem essas pessoas, a arte não emocionaria até hoje pessoas do mundo todo.
Hoje, no século XXI, com todas as linguagens da arte já sendo executadas, transformadas e reiventadas, muitas pessoas ainda se dedicam à ela, sendo produtores, professores ou somente curiosos contumaz.
Nossa sociedade beira o caos, as cidades estão crescendo mais do que podem, pessoas trabalhando mais do que devem e os jovens são influenciados por uma mídia, onde a arte maior é o empobrecido funk, que fala de drogas, sexo, armas e corrompe os nossos jovens ( mesmo que muitos digam que não ) programas de tv que não dizem nada de útile uma internet repleta de baboseiras. perdemos muito tempo num veículo onde se tem o mundo nas mãos, mas ficamos em redes sociais muito mais tempo do que pesquisando determinados assuntos importãntes pras nossas vidas.
A verdadeira arte tem um valor de resgate, de educação e que liberta, derruba preconceitos de cor e sexo e que põe abaixo muros que muitos julgam não saber como.
Platão muito antes dos compositores eruditos existirem, já dava mais valor à música do que as outras artes, então se limitar é perder a chance de evoluir e expandir a mente.( mas isso é para outro capítulo )
No Brasil, não há uma política incentivadora para que jovens e adultos tenham um interesse maior nessa que a mais educativa ciência, mas mesmo assim, me surpreendo quando vou à um consultório ou escritório e vejo quadros de artistas desconhecidos e até mesmo do próprio profissional ( advogado, médico, arquiteto ), isso é algo que muito me entusiasma e me faz ter mais certeza que a arte terá mais e mais séculos de existência. ( Chego agora, aonde queria )
Quando um médico ou advogado coloca quadros coloridos ou com desenhos de paisagens em seus consultórios e escritórios, pode ser que inconscientemente façam pra ter um minuto de relaxamento, e, depois de escreverem seus relatórios.
Dar de cara com um desses quadros depois de uma consulta complicada ou depois de uma audiência difícil, os fazem sentirem-se mais leves e recompostos para continuar, porém, muitas vezes não se dão conta de que essas artes evitam que entrem em estafa, outros por sua vez, o fazem por saberem dessa mágica que a arte consegue fazer dentro de nós.
Existem empresas que trabalham com música ambiente, geralmente um jazz, ou uma música tranquila, isso faz com que as horas de trabalho sejam menos penosas. Aquela empresa que manda comprar quados caríssimos apenas pra enfeitar o ambiente, podem estar fazendo isso com esse intuito, porém inconscientemente e mal sabem o bem que faz a determinados funcionários que enquanto fazem suas tarefas, ajudam até que essas sejam mais bem feitas.
Outros lugares onde as obras de arte estão sempre em voga são hospitais.
Nossa sociedade anda sem tempo, como dizem por aí, nossa sociedade é a sociedade do " a fila anda" e se pudermos colocar a arte em todos os lados podemos começar uma nova fase, um novo ciclo, parece utopia, mais é possível e eu acredito muito nisso. Por enquanto eu deixo essa parte pra ser refletida.
Viva a arte
Maurício Prior
23/01/12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário